As dores orofaciais são dores associadas à região da boca, face e mandíbula, que podem ser causadas por diversos fatores, incluindo problemas dentários, musculares, articulares ou nervosos. O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, geralmente durante o sono, que pode levar a dores orofaciais, desgaste dos dentes e outros problemas.
O bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos da mastigação, caracterizado por apertar, encostar ou ranger os dentes e/ou segurar ou empurrar a mandíbula, e apresenta duas manifestações circadianas: pode ocorrer enquanto se está acordado (bruxismo em vigília – BV) ou durante o sono (bruxismo do sono – BS), cada um com características fisio- patológicas e tratamentos diferentes. Portanto, devem ser vistos como entidades distintas, tanto pelos cirurgiões dentistas como pelos pacientes, o que facilita o controle desse hábito parafuncional.
Os sinais e sintomas de dores orofaciais e bruxismo podem incluir:
O tratamento para dores orofaciais e bruxismo varia de acordo com a causa e a gravidade dos sintomas, e pode incluir:
Dores orofaciais são dores associadas à região da boca, face e mandíbula, que podem ter diversas causas, incluindo problemas dentários, musculares, articulares ou nervosos.
Bruxismo é uma condição em que a pessoa range ou aperta os dentes de forma involuntária, geralmente durante o sono, podendo causar dores orofaciais, desgaste dos dentes e outros problemas.
Os tratamentos podem incluir o uso de placas de mordida, terapia de relaxamento muscular, medicamentos, tratamentos odontológicos específicos e terapia física.
A prevenção do bruxismo pode envolver a redução do estresse, a prática de técnicas de relaxamento, a correção de problemas dentários e o uso de protetores bucais durante o sono.
Embora não haja uma cura definitiva para o bruxismo, os tratamentos disponíveis podem ajudar a gerenciar e reduzir os sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente.